É comum que muitos profissionais e clientes tenham dúvidas sobre o que faz o setor de recursos humanos e o departamento pessoal. Esse questionamento é natural, já que em muitas empresas em um mesmo setor são efetuadas as duas funções. Para que não haja mais dúvidas, vamos te explicar qual a diferença entre RH e departamento pessoal.
Diferença entre RH e Departamento Pessoal
As funções do departamento de recursos humanos e do departamento pessoal são diferentes. Enquanto o RH cuida da seleção e recrutamento de funcionários e do clima e da relação entre os colaboradores, o departamento pessoal é responsável por toda a parte burocrática: folha de pagamento, processo de admissão e demissão, entre outros.
Se fosse para resumir essa diferença em uma frase, podemos dizer que o setor de Recursos Humanos é tática e o Departamento Pessoal é estratégico. Ambos são essenciais para que o clima organizacional esteja em harmonia. Por isso, vamos especificar melhor como trabalha cada setor.
Recursos Humanos: foco na gestão de pessoas
A área de recursos humanos, também conhecida como RH, é responsável pela valorização do colaborador. As atividades de recrutamento e seleção de funcionários são realizadas por esse setor, desde a elaboração e divulgação das vagas até a triagem de currículos, entrevistas e treinamento.
Outro papel importante do RH é a retenção de talentos através de métodos, técnicas, políticas e práticas que colaborem no desenvolvimento do profissional e garantam sua permanência dentro da empresa. Eles também contribuem para que todos estejam engajados com a cultura da empresa, motivados e produtivos.
Além disso, é de responsabilidade do setor cuidar do clima organizacional, das relações entre os colaboradores e bem-estar social.
Departamento pessoal: foco nos processos burocráticos
O Departamento Pessoal, também conhecido como DP, é o setor que cuida dos processos administrativos burocráticos que envolvem a gestão de colaboradores dentro da empresa.
Algumas das atividades deste setor são: admissão, documentação dos profissionais, folha de pagamento, gestão de licença e férias, controle de horas trabalhadas, manutenção de benefícios oferecidos pela empresa, demissão e gestão dos exames admissionais e demissionais.
As atividades do departamento pessoal são de extrema importância para garantir que a empresa esteja cumprindo todas as leis e normas, o que evitará processos e multas trabalhistas.
RH, departamento pessoal e a empresa
Normalmente, nas empresas de pequeno porte, as atividades do Departamento Pessoal são realizadas pela contabilidade da empresa ou por uma contabilidade terceirizada.
Nas médias empresas, é comum que as tarefas do setor de rh e departamento pessoal sejam executadas em um único setor e pelos mesmos profissionais (e é por isso que muitas pessoas confundem os dois). Já nas empresas de grande porte existe uma separação dos departamentos.
No entanto, mesmo separados ou com uma contabilidade terceirizada, é fundamental que os dois setores trabalhem em conjunto para que a gestão de pessoas funcione corretamente, afinal, suas atividades estão interligadas e a cultura organizacional depende dessa colaboração. Caso alguma falha ocorra em um dos setores, poderá prejudicar toda a equipe.
Pensando nisso, nós, da Genter, desenvolvemos soluções inovadoras para facilitar a vida do setor de RH e do departamento pessoal. Com a terceirização do recrutamento e seleção e da folha de pagamento, sobra mais tempo para que os dois setores possam focar na gestão de pessoas.
Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto, converse com um de nossos especialistas.
Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba todas as atualizações no seu e-mail. Acompanhe nossas redes sociais para receber mais dicas! Caso você tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.