A inteligência artificial vem se tornando cada vez mais comum em nossas vidas, como carros que dirigem sozinhos e assistentes virtuais que nos ajudam em nossas tarefas diárias. Dentro de diversas áreas das empresas isso não é diferente. Por isso, hoje vamos te contar 3 vantagens da inteligência artificial em recrutamento e seleção. Acompanhe!
A inteligência artificial, ou simplesmente I.A, é uma área da ciência da computação que desenvolve dispositivos tecnológicos. Eles podem simular o raciocínio humano (inteligência).
Entre muitas aplicações, as tecnologias baseadas em I.A também são capazes de transformar a maneira como as equipes de recrutamento e seleção buscam por novos profissionais.
Para entender melhor como essa nova tecnologia atua no processo seletivo, confira estas vantagens:
1 – Filtra os candidatos para você
A I.A aplicada na triagem dos candidatos poderá economizar boa parte da sua equipe de recrutamento, visto que, por meio de técnicas de leitura automática de currículos, ela será capaz de optar pelos candidatos que melhor se adequa a descrição da vaga e perfil da empresa.
Dessa forma a sua equipe de recrutamento não precisará fazer a triagem manual que demanda muito tempo e, assim, poderá focar em outras atividades como a análise comportamental de cada candidato.
2 – Processo seletivo justo e diverso
A inteligência artificial terá foco total no talento e habilidades do candidato. Ela pode ser programada para ignorar as informações demográficas como raça, idade, gênero, aumentando as possibilidades de conseguir o candidato ideal, de forma justa e diversa.
3 – Otimiza o tempo do candidato
Por meio da tecnologia, o candidato também poderá aproveitar os benefícios. Processos que demandam mais tempo serão otimizados, logo, as dúvidas dos candidatos serão sanadas rapidamente, assim como o feedback será muito mais rápido.
Mas, como funciona o recrutamento e seleção com a inteligência artificial?
A inteligência artificial no recrutamento e seleção cruza as informações dos perfis dos colaboradores da empresa para traçar o perfil do candidato ideal.
Assim, ao analisar o currículo de cada candidato, a inteligência artificial consegue selecionar os perfis que melhor se encaixam na vaga anunciada.
Essa ação diminui as chances de contratação de um profissional que não se enquadra na empresa e reduz drasticamente o tempo da equipe de Recursos Humanos, o que possibilita que eles foquem em outras tarefas igualmente importantes na empresa.
Se a sua empresa tem interesse em aderir a essa tecnologia para transformar o seu processo seletivo, conte com a Genter! Nossos especialistas estão à disposição para sanar todas as suas dúvidas sobre inteligência artificial no setor de recrutamento e seleção. Fale conosco!
Gostou deste artigo? Deixe seus comentários abaixo! Para saber mais sobre nossos serviços e receber dicas sobre o setor de RH, siga nosso perfil no Linkedin e no Instagram.